A 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil - 2ª CNPDC é a continuação de uma grande mobilização realizada, entre 2009 e 2010, acerca dos temas que envolvem a Defesa Civil no País. Trata-se da 1ª Conferência Nacional de Defesa Civil e Assistência Humanitária - 1ª CNDC, realizada sob a coordenação da Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional. A 1ª CNDC ocorreu entre outubro de 2009 e março de 2010, em diversas etapas municipais, estaduais e Nacional.
 
Nesses seis meses de trabalho, foram mobilizadas 35 mil pessoas de 1,1 mil municípios (21% do total), superando a média de participação de conferências nacionais, que varia entre 10% e 15%. Na Etapa Nacional, realizada em Brasília/DF, o trabalho da Conferência foi respaldado e ressaltado por mais de 1,4 mil participantes, que estiveram presentes e produziram 104 diretrizes, distribuídas em três eixos temáticos que serviram para embasar a elaboração do Plano Plurianual Mais Brasil (PPA 2012-2015).
 
Os resultados foram excelentes, mas era preciso continuar esse trabalho. Principalmente com a chegada da Lei nº 12.608,de 10 de abril de 2012, que instituiu a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, dispôs sobre o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil e ainda sobre o Conselho Nacional de Proteção e Defesa Civil, três pontos de extrema relevância para o País.
 
Com a nova lei, tornou-se necessário provocar no Brasil uma discussão articulada com as três esferas da federação, com o objetivo de promover uma abordagem sistêmica das ações de Defesa Civil, priorizando a prevenção para minimização de desastres e o apoio a comunidades atingidas. E, dessa forma, surgiu a 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil, com propostas e formato novos!
 
Participe da 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil e faça parte você também dessa história!